COMUNICAÇÃO É O SEGREDO PARA O SUCESSO DE UMA FRANQUIA OU EMPRESA

COMUNICAÇÃO É O SEGREDO PARA O SUCESSO DE UMA FRANQUIA OU EMPRESA​

Saiba como a comunicação pode se tornar um fator determinante para a sua organização

A comunicação é inerente ao ser humano. Desde a pré-história, quando os homens passaram a viver em sociedades, o poder da comunicação já se mostrava efetivo. Mas, afinal, porque as pessoas se comunicam? O objetivo é sempre o mesmo, independente da época: transmitir uma mensagem e ser compreendido.

Com o passar dos anos, a comunicação mudou. Hoje em dia, não podemos restringir a comunicação à transmissão de mensagens, ela abrange muito mais que isso: a comunicação atual promove a criação de um ambiente comum entre todos os lados que participam da conversa, fornecendo e extraindo informações entre eles.

Nesse contexto, o saber comunicar-se tornou-se ESSENCIAL para todos os indivíduos. E, dentro de uma organização, não seria diferente, não é?

Pois bem, podemos definir que existem dois grupos comunicacionais em uma empresa: a comunicação interna e a comunicação externa, cada qual com suas particularidades e funcionalidades.

COMUNICAÇÃO INTERNA

A comunicação interna é a que se faz com todos os envolvidos diretamente no desenvolvimento do trabalho da empresa, em todas as frentes de serviço. Essa comunicação tem como objetivo facilitar o fluxo de informações entre os funcionários e prestadores de serviço da organização.

COMUNICAÇÃO EXTERNA

A comunicação externa, é estabelecida com os envolvidos externamente com a organização. Nesse grupo, encaixam-se os fornecedores, os clientes, a mídia, a comunidade, as universidades e todos os outro âmbitos sociais aos quais a empresa tem ligação.

POR QUE FRAGMENTAR A COMUNICAÇÃO?

Essa é fácil: para torná-la mais efetiva e direcionada. Agora que sabemos sobre os tipos de comunicação organizacionais, precisamos falar sobre a divisão da comunicação e sobre como ela influi diretamente no sucesso da sua franquia ou empresa.

De fato, quem é empreendedor sabe que a comunicação é extremamente importante para o seu negócio. Entretanto, ainda assim, muitos ainda não sabem como organizá-la para alcançar resultados efetivos e direcionados.

Nesse sentido, surge então a necessidade da segmentação. Através da divisão comunicacional, torna-se muito mais fácil gerenciar os canais de comunicação que você utiliza, tornando-os mais efetivos, incisivos e eficientes.

COMO SEGMENTAR A COMUNICAÇÃO DA SUA EMPRESA:

A segmentação da comunicação da sua empresa é fundamental para conseguir transmitir as mensagens para os diferentes públicos da sua empresa, sejam eles internos ou externos.

Na comunicação INTERNA:

A gestão eficaz da comunicação interna melhora o clima organizacional, motiva os colaboradores, reduz os custos e aumenta a rentabilidade dos trabalhos. Por isso:

Tenha em mente que um discurso corporativo coeso não é falar a mesma coisa e da mesma forma para todos. Dentro das organizações trabalham diferente tipos de pessoas e, diferentes que são, merecem ser tratadas com individualidade. Esse é um grande diferencial da Comunicação Interna estratégica: ela é segmentada.

SEJA CLARO

Se você precisa que todos os funcionários da sua empresa saibam que, por exemplo, na segunda-feira “x” não haverá expediente por um fator “y”, você precisa fazer com que essa mensagem seja transmitida de forma direta e específica para cada um, de modo que esta seja compreendida por todos, conforme o que você quis transmitir.

SEJA SIMPLES

Busque sempre transmitir a informação da forma mais clara e direta possível. Não complique sua fala, dessa forma você evita confundir alguém. Se você buscar fazer rodeios ou lançar muitas informações paralelas ao objetivo, a mensagem pode não ser recebida da forma devida.

SEJA HONESTO

Seja qual for o assunto, a honestidade é sempre a melhor forma de comunicar. Muitas vezes, buscamos desculpas ou explicações para justificar alguma coisa e isso acaba gerando falha na comunicação. Por isso, seja honesto com você e com a sua equipe.

SAIBA COM QUEM VOCÊ ESTÁ SE COMUNICANDO

Um dos grandes erros de um gestor é tratar o seu público interno como um todo. Não é bem assim. Dentro do corpo de colaboradores, existem pessoas diferentes. Por isso, faça um levantamento da sua equipe, de forma individual e demográfica. Essas informações, somadas a sua percepção e sensibilidade, tornaram o caminho da comunicação muito mais eficiente.

Não segmentar a comunicação em sua empresa é um risco: você estará se comunicando com todo mundo e ao mesmo tempo com ninguém. Assim, segmentar a Comunicação Interna da sua empresa é essencial para você conseguir acionar mais fácil e claramente seu público interno, motivando-os a alcançar melhores resultados.

Na comunicação EXTERNA:

Aqui temos que ter alguns cuidados a mais. A comunicação externa possui diversos grupos-alvos para administrar e atingir. Os públicos externos são muitos e variam de acordo com o segmento da sua empresa. Por isso, antes de segmentar essa comunicação é preciso ter o seu público externo bem definido. Dependendo do segmento da sua empresa, os públicos externos variam. Entretanto, quase sempre, podemos listar os seguintes:

  • Imprensa e mídia;
  • Comunidades e grupos locais;
  • Clientes;
  • Governo e autoridades;
  • Fornecedores;
  • Bancos e entidades de crédito;
  • Profissionais e técnicos;
  • Acadêmicos e universidades.

Agora que definimos alguns dos principais públicos externos, vamos falar sobre as três principais formas de segmentar a comunicação EXTERNA, para criar um relacionamento saudável e duradouro entre a sua empresa e os seus respectivos públicos.

1 – ASSESSORIA DE IMPRENSA

Essa é uma das segmentações mais importantes de uma empresa, pois é o canal interno que liga a sua empresa aos veículos de comunicação, sejam eles digitais ou tradicionais. É através de assessoria que se torna possível conquistar visibilidade positiva e de confiança junto à sociedade, fortalecendo a imagem da empresa e tornando-a referência no mercado. A assessoria pode servir, também, para melhorar o branding do seu negócio, evitar que as crises comunicacionais ocorram, através de estratégias de gestão de marca e controlar possíveis crises.

2 – MÍDIAS SOCIAIS

Cada vez mais, as pessoas estão se conectando com as redes sociais. Uma pesquisa divulgada pela Hootsuite, em 2017, mostrou que 2,8 bilhões de pessoas utilizavam redes sociais até o final de 2016. Mais do que nunca, as pessoas recorrem às redes para se informar sobre notícias, marcas, restaurantes, livros, hotéis, serviços e tudo o mais que desejam. Por isso, tornou-se imprescindível a presença da sua empresa no universo. Entretanto, o que muitas pessoas ainda não sabem é que não basta inserir a sua marca no mundo digital: é preciso comunicar com eficiência e qualidade, para gerar visibilidade POSITIVA.

Caso a comunicação não seja apropriada, ao invés de gerar retorno favorável, trará uma visibilidade negativa para a sua marca. Por isso, para agregar à comunicação externa, torna-se essencial a presença de pessoas especializadas em comunicação digital para ajudá-lo. Nesses casos, nada melhor que buscar uma agência de publicidade e propaganda, especializada, que possa auxiliá-lo na sua busca pela consolidação da sua marca no mundo online.

3 – MARKETING

O planejamento de marketing é tão importante quanto o plano de negócios e o plano tributário. Apesar do termo popular, muitas pessoas não sabem de fato o que é Marketing e acabam confundindo-o com publicidade.

Marketing trata-se de uma análise de mercado que busca retornos positivos, podendo este ser financeiro, mercadológico e/ou institucional. O marketing tem como objetivo traçar uma estratégia de posicionamento da empresa, colocando em pauta os objetivos e as metas da organização.

Para implementar o marketing em sua empresa, é fundamental contratar especialistas da área, pois eles têm uma visão ampla do que se passa no mercado, bem como das estratégias que lhe renderão ótimos resultados para a sua empresa.

Essas divisões comunicacionais, citadas anteriormente, são apenas algumas das inúmeras possibilidades de segmentação da Comunicação, interna e externa, em sua empresa. Devemos ter sempre em mente que COMUNICAR é a chave do sucesso para todo e qualquer gestor ou empreendedor, seja de um grande ou pequeno negócio.

Comunicar é mais que transmitir uma informação, é pensar de forma inteligente como a mensagem poderia ser não só captada, mas, principalmente, melhor absorvida pelo receptor, seja ele o seu colaborador ou o seu cliente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *