Franquias: Um Negócio Altamente Lucrativo

Recentemente o SEBRAE encomendou uma pesquisa, sobre o desempenho comercial brasileiro. Os dados foram pouco divulgados, já que a pesquisa era para uso interno da instituição. Mas nos interessa e muito, afinal o assunto envolve ganhar dinheiro.

Pesquisas demonstram que a taxa de mortalidade das franquias é muito mais baixo do que a dos negócios convencionais. Segundo dados do SEBRAE, 80% da empresas convencionais fecham as portas antes dos cinco anos, já com as franquias este percentual não chega a ultrapassar a casa dos 15%. Estes números impressionam. E só reafirmam a nossa convicção que as franquias além de serem altamente lucrativas, são negócios sólidos e, como qualquer outro empreendimento, se bem administrado, é muito mais que viável e podem alavancar de vez suas finanças.

Franquias- Um Negócio Altamente Lucrativo (2)Precauções

Obviamente uma franquia como todo negócio tem risco. No entanto, tomando-se as necessárias precauções e seguindo um planejamento estratégico, estes riscos tendem a ser muito mais menores do que os que são encontrados nos negócios tradicionais. O risco vai a quase zero, se o investidor for bem orientado e atuar com profissionalismo e não somente com a sua intuição, o que pode ocasionar um verdadeiro desastre em sua saúde financeira.

A solidez de uma marca totalmente reconhecida e já experimentada, com vários “cases” de sucesso espalhados pelos diversos estados brasileiros, atrai seu público alvo para as novas franquias, sem que aconteça qualquer interferência pessoal e direta dos franqueados.

Por isso ao adquirir qualquer franquia deve ser levado em conta diversas características em que são envolvidas as partes, franqueado e franqueador. A solidez e conhecimento da marca a qual se pretende representar, a total satisfação e o retorno do negócio a ser adquirido, o perfil do franqueado e da franqueadora, a real identificação com o tipo de negócio que irá ser explorado, e outros detalhes a ser analisado de forma minuciosa.

 

Analisar

Franquias- Um Negócio Altamente Lucrativo

Ou seja, investir em uma franquia não é exigido apenas dinheiro. Exige, dedicação, estudo, empenho e muita avaliação a ser feita pelo candidato. O contrato de franquia é um documento bilateral na qual constam direitos e obrigações para as duas partes e portanto antes de assiná-lo o futuro franqueado deve ter feito uma análise com muito cuidado, e de preferência com um advogado especializado em franchising.

Existem algumas vantagens óbvias em investir em uma franquia, o mais importante deles é que você vai investir num conceito de negócio testado e comprovado. Há inúmeras vantagens em investir em uma franquia, alguns dos quais são:
– Você terá a oportunidade de comprar um conceito de negócio que já foi testado e aprovado no mercado.
– Os riscos de criação de uma empresa franqueada são substancialmente reduzidos quando comparado com o estabelecimento de uma nova empresa no mesmo mercado.
– A franquia vai proporcionar uma imagem de marca que o público vai reconhecer.
– Há uniformidade nos designs interior e exterior, criado para ajudar com a promoção da marca.

Padronização

O “manual de operações” recebido como parte da franquia dará procedimentos padronizados para contabilidade, vendas e controle de estoque.

Como o franqueado, você deve se beneficiar dos cursos ofertados pelo franqueador.
A franquia deve ter uma área geográfica claramente definida na qual os direitos da franquia são protegidos de outras franquias do mesmo franqueador.
Até para captar recursos fica mais fácil, já que existem linhas de crédito aprovadas para este tipo de atividade. Obter um financiamento para comprar uma franquia, é muito mais fácil do que tentar financiamento para começar um novo negócio. A razão para isso é que o franqueador vai ser mais capaz de fornecer estimativas dos prováveis vendas e custos, dando assim uma previsão mais precisa dos níveis de lucro.

Preciso falar mais? acho que não. Escolha a sua, dentro das suas possibilidades, identificações e trabalhe se divertindo. Você nem vai perceber que está trabalhando!

Os artigos abaixo também podem ser úteis para você:

10 Franquias Baratas e Lucrativas
Franquia Giraffas
Franquia Cacau Show
Franquia Espetinhos Mimi
6 Opções de Franquias Virtuais

5 comentários em “Franquias: Um Negócio Altamente Lucrativo

  • em 10:11 am
    Permalink

    BOM DIA, ESTOU DESEJOSO DE ENTRAR NO RAMO DE FRANQUIA, POREM DESCONHEÇO E GOSTARIA DE MAIS INFORMAÇÕES.
    NA MINHA CIDADE ESTÁ PERTO DE INAUGURAR UM NOVO SHOPING E GOSTARIA MUITO DE ENTRAR COM UMA FRANQUIA NESTE NOVO EMPREENDIMENTO

    Resposta
  • em 7:21 pm
    Permalink

    Gostaria de saber sobre a franquia da Academia Store

    Resposta
  • em 10:41 am
    Permalink

    Gostaria de saber fanquia da Academia Stre

    Resposta
  • em 3:02 am
    Permalink

    gostaria de saber sobre franquia de trem eletrico p/ shop ……

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *