Franquias – Você conhece os benefícios? E os cuidados?

Franquias é o termo mais recorrente quando o assunto é abertura de um negócio próprio. Diversos são os motivos para este modelo de negócio ser considerado como um dos mais seguros e sólidos da atualidade.

Será que vai dar certo? Esta é pergunta que todos fazem antes de abrir sua empresa.

A resposta para a pergunta acima é o principal motivo que fez com que as franquias fossem consideradas a melhor alternativa para iniciar um negócio, seja off- line ou virtual.

Franquias x Negócio Tradicional

Todos já conhecem o funcionamento de um negócio tradicional. Você começa, praticamente, com tudo do zero. É aqui que muitos erram, pois a falta de conhecimento para abrir uma empresa no atual estágio que se encontra o mercado faz-se necessário um pouco mais de conhecimento do que se exigia há muito tempo atrás.

Agora, vamos responder a pergunta feita no início com dados científicos. De acordo com dados da Associação Brasileira de Franquias (ABF), a taxa de quebra de microempresas chega a mais de 30% nos dois primeiros anos de atuação do negócio no mercado. Por outro lado, no caso das franquias, o risco é seis vezes menor, de apenas 5%.

Ou seja, essa porcentagem de 5% torna-se ainda menor quando a escolha da franquia é feita com muita cautela, analisando minuciosamente cada detalhe de seu perfil empreendedor, local de instalação e todo o estudo de mercado que será feito, inclusive, com a ajuda do franqueador.

Este é apenas um dado científico que prova serem as franquias a melhor opção para abertura de um negócio; lembrando que este é apenas “um” dos motivos. No próximo tópico continuaremos com a resposta, partindo para os benefícios das franquias.

Franquias x Benefícios

Antes de dissecarmos sobre os benefícios de uma franquia, vamos expor o que são franquias de acordo sua própria lei.

Lei nº 8.955/94: “Franquia empresarial é o sistema pelo qual um franqueador (empresa) cede ao franqueado (empreendedor) o direito de uso de marca ou patente, associado ao direito de franquiasdistribuição exclusiva ou semi-exclusiva de produtos ou serviços e, eventualmente, também ao direito de uso de tecnologia de implantação e administração de negócio ou sistema operacional desenvolvido ou detido pelo franqueador, mediante remuneração direta ou indireta, sem que, no entanto, fique caracterizado vínculo empregatício.”

Em poucas palavras, na franquia o franqueador cede sua marca para você fazer uso dela de acordo com contrato preestabelecidos entre as duas partes. Conheça agora os benefícios das franquias:

  • Negócio testado e aprovado

Você não começará do zero, seu modelo de negócio já foi exaustivamente testado pelo franqueador. Ele lhe apresentará o plano de funcionamento da franquia, plano este que advém o sucesso da rede. Esse é um dos melhores benefícios, pois você não precisará gastar tempo e dinheiro testando um negócio que não saberá se vai dar certo.

  • Marca conhecida

Um dos maiores entraves para um negócio começar a dar resultados é a clientela. Quando você adquire uma franquia da Havaianas, por exemplo, você está comprando uma franquia que tem clientes fieis e satisfeitos com a marca. Seu trabalho será basicamente anunciar que na localidade existe uma loja da Havaianas. Pois, todos já sabem que marca é esta, sabem de sua credibilidade. Um negócio começado do zero terá um grande trabalho para fidelizar clientes, pois hoje as pessoas são mais criteriosas em relação onde gastarão seu dinheiro.

  • Facilidade na instalação da franquia

Além de todo o trabalho que você terá se iniciar um negócio do zero, você também se preocupará com toda a logística, escolha do ponto, treinamentos de funcionários e etc.

Com a franquia você terá o apoio do franqueador para estes requisitos, você terá uma assessoria especializada na aquisição de materiais, estoques, instalações, insumos e o mais importante, na escolha do ponto também.

  • Exclusividade regional de implantação da franquia

Normalmente a franqueadora estabelece uma área limítrofe para atuação de cada franqueado. Desta forma você terá um outro excelente benefício, pois ninguém naquela região preestabelecida poderá ser seu concorrente com a mesma franquia.

  • Maior poder de negociação

Muitos podem nem imaginar, mas se você for um franqueado seu poder de negociação será muito maior, pois você será visto como um dos donos daquela grande marca e que possui diversas franquias espalhadas por todo o país ou, dependendo da rede, também no exterior.

Mais uma vez simularemos que você seja franqueado da Havaianas. Agora imagine o poder de negociação que você tem sendo um dos donos de uma unidade Havaianas; e por fim imagine uma empresa que você abriu do zero e que ainda ninguém conhece esta nova marca. Você gastará muito tempo e dinheiro com marketing para torná-la conhecida.

Recomendações e cuidados antes de abrir uma franquia

Abrir qualquer que seja o tipo de negócio requer cuidados. Com a franquia também não é diferente, ela é um negócio como qualquer outro, sujeito a falhas e erros. Acabamos de falar de seus benefícios e agora falaremos sobre algumas recomendações e cuidados a serem seguidas antes da assinatura de seu contrato com o franqueador.

  • Pressa na análise da COF

A COF (Circular de Oferta de Franquia) é um documento muito importante quando o assunto é aquisição de uma franquia. Este documento apresenta uma cópia do contrato de franquia e a história da marca, nele são apresentados os detalhes técnicos do negócio, como valores da franquia, taxa de royalties, faturamento médio, balanços anuais, fundo de propaganda e entre outros dados de suma importância. A Lei nº 8.955/94 (Lei das Franquias) estabelece um prazo mínimo de 10 dias para análise pelo franqueado antes da assinatura do contrato. Aqui recomendamos a contratação de advogado especialista em franquias para uma análise minuciosa.

  • Conversar com os atuais e ex-franqueados

É imprescindível que o futuro empreendedor procure saber com os ex-franqueados quais foram os pontos negativos da franquia; a COF possui uma lista de ex-franqueados da marca. Também é muito importante que converse com os atuais franqueados, pois estes sabem o dia a dia do negócio e como funciona na prática. Suas chances de sucesso aumentam consideravelmente quando você sabe quais são os pontos positivos e negativos da franquia a ser adquirida.

  • Estudar o mercado e sua concorrência

O mercado de franquias no país ainda é muito novo, mas nos últimos anos o número de novas redes tem crescido de forma surpreendente. Os empreendedores têm encontrado neste modelo de negócio uma segurança que não há nas empresas tradicionais conforme explicamos no início e isso têm feito com que o número de franquias cresça e muito. Um ótimo estudo de mercado aplicando estratégias corretas e analisando seus possíveis concorrentes tornará seu negócio ainda mais seguro do que já é como uma franquia.

  • A sua franquia é associada a uma entidade representativa?

Há mais segurança quando a franquia a ser adquirida faz parte de uma entidade representativa. No Brasil temos a ABF (Associação Brasileira de Franchising), ele possui uma relação de franqueadoras respeitáveis e seguras para investir. Devido ao trabalho feito pela a ABF é aconselhável que a franquia de seu interesse seja uma de suas associadas.

  • Certifique-se do capital disponível para a franquia

Como um futuro empreendedor responsável, você não pode deixar para segundo plano a questão do fundo de reserva de sua franquia. Você não pode entrar em um negócio com pouco ou nenhum capital para assegurar os primeiros passos de sua empresa. Sugerimos que tenha um capital disponível para que possa sustentar sua franquia por pelo menos um ano de negócio.

Franquias – Passo a Passo para abertura

Agora que você já conhece os principais benefícios de uma franquia e também as recomendações a serem tomadas antes de assinar o contrato, está na hora de você saber quais são os passos a serem seguidos quando for abrir sua unidade.
Cada rede tem suas peculiaridades, mas existe um padrão seguido por todas.
Criamos um artigo que demonstramos o passo a passo que vai desde a apresentação da franquia até à inauguração da unidade. Sugerimos a leitura → como abrir uma franquia.

Sucessos!!!

Os artigos abaixo também podem ser úteis para você:

Como Importar Roupas?
10 Franquias Baratas e lucrativas
Franquias de Roupas
6 Microfranquias Por Menos de R$ 3 Mil
Franquia Achei no Pão

3 comentários em “Franquias – Você conhece os benefícios? E os cuidados?

  • em 9:29 pm
    Permalink

    Boa noite:
    Quando a pessoa não tem um bom ponto, a pessoa faz um investimento e não consegue retorno devido, como fazer

    Att:
    Luiz Roberto

    Resposta
    • em 2:15 pm
      Permalink

      Boa noite Luiz!
      Luiz, antes de fazer o investimento a franqueadora realiza um estudo de mercado no local escolhido por você para que essa situação não ocorra. Há diversos estudos para que o franqueado consiga sucesso com a franquia. Se o ponto não for bom, algumas franqueadoras sugerem outros pontos que foram os melhores na pesquisa de mercado.

      Sucessos!

      Resposta
  • em 7:25 pm
    Permalink

    A MP Beauty Center aprimora o aprendizado para o aluno, uma qualificação de excelência. Venha ser empreendedor em Unidades preferencial.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *