Consultora dá dicas de como evitar cair numa cilada ao investir em uma franquia
Consultora dá dicas de como evitar cair numa cilada ao investir em uma franquia
Para a consultora Ana Vecchi é fundamental sempre estudar, pesquisar muito, porque não existe dinheiro barato.
Consultora dá dicas de como evitar cair numa cilada ao investir em uma franquia
Como evitar cair numa cilada na hora de investir numa franquia? Para a consultora Ana Vecchi é fundamental sempre estudar, pesquisar muito, porque não existe dinheiro barato.
A franquia é reconhecida como um negócio mais propenso ao sucesso em função do conhecimento e domínio da operação. A melhor maneira de avaliar uma franquia é conversar com quem já tem uma unidade: os franqueados. Se isso não for permitido, desconfie.
“Não existe a possibilidade do franqueador não permitir que você converse com os franqueados dele em operação. Porque ninguém vai abrir pra você, porque é sigiloso. Não é sigiloso. É fundamental nesse processo para saber o quanto se deve entrar nessa rede, quantos franqueados estão falando bem, se eles estão contentes, e se aquilo que foi vendido pra eles foi efetivamente entregue”, explica a consultora.
Ana explica que todo franqueador tem que entregar ao interessado a Circular de Oferta de Franquia, que é o documento que contém informações comerciais, financeiras e jurídicas da empresa. “Isso não é um documento que eu considero que tem que estar disponível num site. Isso é um documento jurídico, não é material de marketing”.
Sinal vermelho também se houver pressão para a assinatura do contrato. “A lei diz: você candidato à franquia, tem 10 dias pra receber a Cof, ler, analisar e só depois disso voltar a ter contato com o franqueador para possível assinatura do contrato.”
Por exigir investimento inicial menor — de até R$ 90 mil – as microfranquias são muito atraentes. Mas nem por isso são garantia de retorno rápido do investimento.
“Essa promessa de você investir pouco e ganhar muito dinheiro, ou você investir muito e retornar muito rápido porque é a grande tendência de mercado, isso não existe. Comprar uma franquia é talvez trabalhar como nunca se trabalhou na vida”, avisa Ana.
E lembre-se: das quase mil redes que atuam no franchising brasileiro, existe todo tipo de opção. Marcas consolidadas há décadas e outras que apostam em nichos totalmente novos. Empresas que oferecem muito ou quase nenhum apoio ao franqueado. O importante é analisar bem e escolher uma franquia que se adapte ao seu perfil. Aí é trabalhar pro negócio fazer sucesso.
“Um dos grandes benefícios da franquia é que você vai investir em algo que você nunca fez na vida, não fez faculdade pra isso e o franqueador vai te ensinar, o conhecimento e suporte e toda estrutura voltada para a gestão é o grande benefício do sistema de franchising”, completa Ana.
ANA VECCHI – CONSULTORA DE NEGÓCIOS
Rua David Gebara 146 – Morumbi
São Paulo / SP – CEP: 05642-040
Telefone: (11) 99972-4151
Site: www.anavecchi.com
Assessora de Imprensa da Ana Vecchi: Scaramella Press
Telefone: (11) 2765-8572