Como Abrir uma Franquia

Com o crescimento acelerado dos pequenos empreendedores as franquias acabaram sendo uma boa opção para iniciar um negócio. De acordo com a lei que rege as franquias (Lei nº 8.955/94), “Franquia empresarial é o sistema pelo qual um franqueador (empresa) cede ao franqueado (empreendedor) o direito de uso de marca ou patente, associado ao direito de distribuição exclusiva ou semi-exclusiva de produtos ou serviços e, eventualmente, também ao direito de uso de tecnologia de implantação e administração de negócio ou sistema operacional desenvolvido ou detido pelo franqueador, mediante remuneração direta ou indireta, sem que, no entanto, fique caracterizado vínculo empregatício.”

O termo franchising surgiu no início do século 19, nos Estados Unidos, após a guerra civil. Algumas empresas tendo a dificuldade de expandir suas marcas e produtos após a guerra tiveram a idéia de que terceiros utilizassem suas marcas sob condições preestabelecidas. Já no Brasil, o desemprego, a crise e os juros altos estimularam o crescimento de franqueadores como mecanismo de financiar sua expansão, começando a se destacar nos anos 60 e se tornando modelo nacional por volta da década de 90.

Como abrir uma FranquiaComo Abrir uma Franquia

Assim como em qualquer negócio, antes de decidir abrir uma franquia, o futuro franqueado deve percorrer um caminho para que seu empreendimento tenha o sucesso desejado.

Algumas dicas antes de decidir abrir uma franquia:

– Pesquisar muito, ler, conversar com pessoas que já possuem franquias, principalmente do mesmo ramo que você deseja abrir, essa dica é essencial, pois, quanto mais você souber sobre o que são franquias, como funciona o modelo, melhor para sua tomada de decisão. Não esquecendo da parte financeira, aliás é seu futuro e suas finanças que estarão em jogo, por isso aconselhamos fazer um estudo de suas finanças antes de investir na franquia de seu interesse.

– Após saber como funcionam as franquias e o segmento que deseja investir, o interessado deve estudar todos os detalhes da empresa franqueadora, taxas, royalties, os investimentos necessários, inclusive simular os resultados, capital de giro e prazo de retorno do capital investido. Essas informações valem ouro, pois, você estará sabendo em onde está pondo os pés, então mapeie o seu empreendimento.

Passo a Passo de Como Abrir uma Franquia

O passo a passo de como abrir uma franquia varia de uma para outra, porém elencaremos abaixo um modelo que a maioria segue. Primeiramente o franqueado entrará em contato com a franqueadora, que normalmente se dá por preenchimento de um formulário no site da empresa:

1. Como Abrir uma Franquia: Apresentação da Franquia

Normalmente o candidato participa de uma palestra sobre a apresentação da franquia, que detalha o processo da franquia em questão, esclarecer eventuais dúvidas.

2. Como Abrir uma Franquia: Processo Seletivo

Neste processo, normalmente são exigidos alguns conhecimentos práticos da franquia, entrevistas, alguns treinamentos.

3. Como Abrir uma Franquia: Definição da Região e Aprovação do Local

Nesta etapa os técnicos da franqueadora farão um estudo da localidade do empreendimento. Os estudos envolvem desde a quantidade necessária de clientes público alvo até uma estimativa real de faturamento. A franqueadora se encarrega deste minucioso estudo.

4. Como Abrir uma Franquia: Treinamento

Na maioria das franquias o treinamento se dá através de estudo de materiais didáticos com auxílios de vídeo aulas, acompanhamento de um coordenador da sua regional e treinamentos simulando sua franquia na prática.

5. Como Abrir uma Franquia: Assinatura do Contrato de Franquia

A assinatura do contrato é a formalização da franquia, a partir daí você já é um franqueado. Conforme a lei nº 8.955/94, 10 dias antes da assinatura do contrato ou pré-contrato ou ainda do pagamento de qualquer tio de taxa pelo franqueado ao franqueador ou a empresa ou pessoa ligada a este a franqueadora deve entregar ao franqueado a Circular de Oferta de Franquia (COF), este documento apresenta um histórico da marca e uma cópia do contrato da franquia, nele apresenta detalhes técnicos do negócio, tais como número de franqueados, valores da taxa de franquia, taxa de royalties, fundo de propaganda, faturamento médio das unidades, média do investimento, balanços anuais entre outros dados.

6. Como Abrir uma Franquia: Montagem da Franquia e Divulgação

Esta etapa é a de instalação e aquisição dos equipamentos necessários para tornar o negócio real, incluindo a divulgação do empreendimento na região.

7. Como Abrir uma Franquia: Inauguração da Unidade

Esta é a etapa de comemoração e início dos trabalhos, todos os passos anteriores já se foram, agora é seguir os passos da franqueadora para obter excelentes lucros, afinal ela sabe como funciona seu próprio negócio.

Se você também quer investir em alguma franquia, veja nosso artigo onde tratamos das franquias com Investimento Inicial de até R$ 3 mil.

Os artigos abaixo também podem ser úteis para você:

6 Opções de Franquias Virtuais
Franquia Cacau Show
Ganhe Dinheiro Na Internet Passo a Passo
Franquia Havaianas
Conheça 5 Franquias de Sucesso
Roupas Importadas Baratas

Como Abrir uma Franquia
4.9 (98.49%) 106 votes

P.S.: Uma dica extra:

Muitas pessoas estão nos perguntando qual o modelo de negócio para investir e ganhar dinheiro trabalhando na internet sem ter qualquer conhecimento ou experiência anterior. Aqui está nossa resposta: neste momento, o negócio online que mais recomendamos tanto para quem é um completo iniciante como para quem já é um profissional avançado é este aqui.

5 Comentários sobre “Como Abrir uma Franquia

  1. jaqueline

    esse procedimento se aplica qualquer uma?

    1. estefane

      creio que sim

    2. Melhores Franquias Baratas Postagem do Administrador

      Jaqueline este procedimento é praticamente padrão, mas lógico que há algumas diferenças para algumas franquias.

  2. noemy menezes de rezende aquino

    procuro uma franquia de sorvetes para campo grande ms

  3. Douglad

    Boa noite,
    Tenho uma micro empresa em meu nome, estou querendo pegar uma franquia. Posso pegar uma franquia mesmo tendo uma empresa em meu nome?
    Obrigado.

Os comentários estão fechados.