COMO ESCOLHER A SUA FRANQUIA ?

Como escolher a sua franquia?

Se você está procurando oportunidades para investir aquele capital parado no banco, certamente pensou em uma franquia. Mas, depois disso, vem a escolha mais importante: COMO ESCOLHER A MINHA FRANQUIA? É nessa escolha que nós do MFB vamos te ajudar!

A melhor imagem que podemos ter do processo de escolha de uma franquia é a de um funil. Muitas são as possibilidades, mas os critérios de escolha reduzirão o número de redes a serem analisadas em profundidade. Algumas serão descartadas por estarem acima da sua capacidade de investimento do outras por exigirem habilitações ou tempo de dedicação exclusiva diferentes da sua realidade.

A partir desse ponto começa a seleção. Ao falarmos em escolha, pressupomos que mais de uma franquia será investigada. Estabelecer comparações e determinar o peso que cada um desses requisitos terá na decisão ajudará nesse processo.

Submeta cada franquia aos critérios de análise que você tiver adotado, como afinidade, reconhecimento da marca ou qualquer outro que considere essencial e que aprofunde a pesquisa com aquelas que tenham sido mais bem avaliadas.

Consideramos BONS CRITÉRIOS DE ANÁLISE:

  • Afinidade com o conceito da marca
  • Reconhecimento da marca no mercado
  • Investimento inicial necessário
  • Tempo e dedicação necessários

Partindo dessa avaliação, suas opções reais diminuem bastante. Agora é hora de estudar a fundo qual das opções será detentora do seu investimento e sua energia. Além de avaliar a relação que existe entre você e a marca/ideia, é preciso estar atento à mais alguns pontos importantes.

Ser franqueador é uma grande responsabilidade e você precisa saber se a franquia que você escolheu tem alguém ou uma equipe suficientemente responsável por isso. Avalie se franqueador já teve o negócio testado em uma unidade-piloto; ou se tem mais unidades em bom desenvolvimento. Faça perguntas sobre a implantação, particularidades de cidades e quais desafios ele já vivenciou tanto no franchising como na operação de sua unidade (caso haja). No Sistema de Franquias, o franqueado paga por um know-how , por reproduzir um
modelo de sucesso e pelo direito de uso de uma marca reconhecida no mercado. Não abra mão desses itens e muito menos do suporte e experiência que o franqueador tem a oferecer.

Durante a análise do modelo de negócio que está sendo franqueado, da leitura da COF, da minuta do contrato e da análise dos dados financeiros, é interessante buscar  a orientação de profissionais que possam ajudá-lo nesse período. Já existem consultorias especializadas em compra/ negociação de franquias e muitas vezes, o investimento nesse tipo de “ajuda” evita problemas futuros e oferece ainda mais segurança na hora da compra.

 

A experiência positiva de outros franqueados será um divisor de águas na sua decisão. Pergunte sobre sucessos, vendas e resultados mas não esqueça de se informar também sobre os insucessos, dificuldades e problemas; principalmente com franqueados que atuam em condições mercadológicas similares a que você vai encontrar. Esse é um bom momento para entender um pouco mais sobre como funciona a relação entre eles e a franqueadora. Se essa acontecer de forma positiva, tranquila e promissora, já pode adicionar mais um ponto a favor dessa escolha.

Se você vai investir o seu capital em uma franquia, sabe que está comprando o direito de usar uma marca e toda a bagagem dela. Por isso, antes de bater o martelo na escolha, confira se a imagem da empresa é positiva perante aos consumidores. Faça buscas em grandes portais, pesquise em sites de negócios & investimentos e não esqueça dos mais temidos como Reclame Aqui e Procon. A opinião dos amigos, colegas e familiares vale muito. Pergunte se já ouviram falar da marca ou se já tiveram alguma experiência negativa com a empresa. Estenda a pesquisa aos amigos e seguidores de redes sociais e amplie os resultados dessa investigação. Munido de informações e ressalvas, você poderá escolher com propriedade a sua franquia. Ninguém quer começar um negócio com uma história negativa, não é mesmo?

A compra de uma franquia muitas vezes representa anos de economia e não deve ser  desperdiçada por um erro de avaliação que poderia ter sido evitado. Por isso, não hesite em perguntar, analisar, fazer cálculos, estudar o mercado e conversar. Durante esse período, você também será avaliado pelo franqueador, mas jamais poderá se esquecer de avaliar a franquia e compará-la a outros investimentos. Essa não é uma compra por impulso. Lembre-se disso!

Passadas essas etapas, você está pronto para fazer um investimento promissor, consciente e que tende ao sucesso. Jamais escolha um negócio por impulso ou modismo. A SUA opção de franquia deve caber no seu bolso e você precisa estar pronto para administrá-la e ser responsável pelo seu crescimento. Procure ouvir especialistas, ler artigos e livros específicos desse mercado e não deixe de acompanhar as nossas dicas.
Sucesso ao mais novo membro do #Franchising Brasileiro!

 

Naiara couto

Empresária com experiencia de 8 anos no mercado publicitário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *