Franquia Kumon

Para quem deseja uma rede de reforço ou complemento escolar a franquia Kumon surge como uma excelente opção fornecendo aulas de Matemática, Português, Inglês e Japonês. Atualmente a Franquia Kumon é a terceira maior rede de franquias do Brasil, segundo a ABF (Associação Brasileira de Franchising), e um grande exemplo de sucesso da área, contando com cerca de 1.700 unidades e estando presente em 47 países, com mais de quatro milhões de alunos e 53 anos de experiência no mercado.

O Método foi criado no Japão, no ano de 1954, pelo professor Toru Kumon, ele tinha como objetivo ajudar seu filho a aprimorar seus estudos. Toru Kumon começou a desenvolver uma série de exercícios de cálculos, direcionando a criança a estudar de maneira autodidata, seguindo este exercício todos os dias, para que superasse seu nível de aprendizado. Percebendo as mudanças do garoto, os pais de outros alunos começaram a se interessar pela ideia e assim nascia a primeira unidade da franquia Kumon em 1956, e chegando ao Brasil em 1977.

Segundo Julio Segala, do setor de planejamento e pesquisa da marca, diz que 95% dos franqueados do Kumon são do sexo feminino e há uma grande preferência que elas estejam à frente do negócio. “Como o nosso foco é crianças, a mulher tem um jeito especial. Ela é carinhosa e consegue ser rígida quando precisa”, explica.

Nosso artigo de hoje será um pouco mais longo devido aos grandes detalhes da franquia e para que você possa entender todo o processo exigido pela franqueadora desde as atividades do franqueado, passando por vários pontos como as habilidades exigidas pelo franqueado, etapas de abertura da franquia até os dados da franquia.

Franquia Kumon

Franquia Kumon

  •  Franquia Kumon – Atividades do franqueado: Orientação dos alunos

No método Kumon, não se ensina ao aluno como resolver os problemas propostos. A ideia é levar o aluno a utilizar seus conhecimentos para solucionar, sozinho, os exercícios apresentados, e, com isso, desenvolver na criança a capacidade de solucionar problemas.

O material didático inclui desde conteúdos básicos do nível pré-escolar até assuntos do Ensino Médio. Os exercícios começam em um nível fácil e seguem para uma complexidade maior, estando dispostos de tal modo que o grau de dificuldade aumenta gradativamente, de modo muito suave.

O papel do franqueado é analisar a habilidade acadêmica de cada criança e fazê-la avançar por meio do estudo de conteúdos mais adequados à sua capacidade em cada momento. O franqueado direciona a criança para que ela atinja sempre a satisfação de ter conseguido estudar por si, experimentando o prazer do aprendizado e, assim, expandir cada vez mais sua capacidade e interesse em aprender.

Para isso, o franqueado realiza as seguintes atividades:

1. Programação do material didático

2. Direcionamento do estudo autodidata

3. Comunicação com os alunos

4. Acompanhamento constante da situação de estudos dos alunos

5. Aprimoramento das técnicas de orientação

  •  Franquia Kumon – Atividades do franqueado: Gestão da unidade

Para o crescimento estável da franquia kumon, é preciso uma gestão eficiente que observe vários pontos, tais como:

1. Captação de alunos

2. Comunicação com os pais

3. Seleção e capacitação da equipe de assistentes

4. Gestão financeira da franquia

  •  Franquia Kumon – Habilidades do franqueado

Para se tornar franqueado da franquia Kumon são necessárias algumas competências e habilidades específicas, como ter interesse pela área educacional, ter facilidade de comunicação e conhecimento em gestão financeira e administrativa.

Após a abertura da unidade é importante que o franqueado se empenhe continuamente no aprimoramento dessas capacidades.

Capacidade de orientação

Ao conhecer profundamente o material didático, o franqueado do método Kumon está apto para oferecer o conteúdo mais adequado a cada criança e para orientá-la para estudar de modo auto instrutivo.

Para ser um bom franqueado é preciso aprender a observar e analisar cada aluno, planejando o estudo mais adequado a cada criança de forma a motivá-la a estudar, além de investir nas dicas que contribuam com o seu processo de aprendizagem.

Capacidade de comunicação

O franqueado do Kumon deve saber ouvir o cliente e comunicar-se com ele de forma a atender as suas necessidades e expectativas.

Além de orientar alunos de idade e ano escolar variados, precisa desenvolver uma comunicação positiva e frequente para reconhecer, elogiar e incentivar o aluno para que ele se dedique aos estudos e sinta-se confiante.

Com os pais, o franqueado realiza entrevistas e reuniões e para isso deve ter a capacidade de extrair informações sobre a situação de estudos em casa e também de transmitir, de modo claro, qual a situação atual do filho e o planejamento de estudos à frente.

Capacidade de gestão

Para fazer a unidade crescer com qualidade, é necessário que o franqueado tenha uma efetiva capacidade de gestão. Ele é responsável por conduzir o negócio e oferecer apoio à sua equipe de assistentes. Para tanto, é preciso ter liderança e habilidade tanto na seleção quanto no treinamento de pessoas.

Além disso, o franqueado deve ter condições de captar alunos, fazer a gestão financeira e administrar seu negócio de modo a ter um crescimento estável.

  •  Franquia Kumon – Etapas até a abertura da franquia

Franquia kumon

São sete as principais etapas para a abertura da franquia kumon, que vão desde a palestra de apresentação até a inauguração da unidade.

1 – Apresentação da franquia kumon

Primeiro, o interessado participa de uma Palestra de Apresentação da Franquia, para se informar e esclarecer as suas dúvidas.

2 – Processo seletivo da franquia kumon

Esta etapa inicia-se com a realização de testes de conhecimento básico de Matemática e Português, passa por entrevistas, estudo do material didático do Kumon e treinamentos.

3 – Definição da região e aprovação do local da franquia kumon

O Kumon apresenta aos candidatos aprovados nas entrevistas uma ou mais opções de região para a abertura da franquia kumon. Com o suporte do coordenador regional, o candidato inicia a busca do local para a instalação da unidade, que deve ser aprovado pelo Kumon.

4 – Treinamento da franquia kumon

A capacitação dos candidatos em processo de abertura é realizada por meio das seguintes atividades: estudo do material didático, realizado com auxílio de videoaulas e acompanhamento do coordenador regional; treinamento individual, relativo à abertura da empresa, instalação e divulgação da franquia; treinamento em grupo, que abrange assuntos pedagógicos, administrativos e de marketing.

5 – Assinatura do contrato de franquia kumon

Ao término dos treinamentos e antes da abertura, o Kumon faz uma avaliação final. Após a aprovação, o candidato assina o contrato de locação do imóvel aprovado e apresenta a documentação necessária para a assinatura do contrato de franquia.

6 – Montagem e divulgação da franquia kumon

Para a abertura é necessário preparar a nova unidade com reformas, compra do mobiliário, instalação de equipamentos, organização do material didático e de apoio fornecidos pelo Kumon, divulgação etc.

7 – Inauguração da franquia kumon

O evento de inauguração da unidade, realizado sempre com o suporte da equipe do escritório regional, é a etapa final do processo de abertura. Ao mesmo tempo é o início de uma duradoura relação de parceria com o Kumon.

  •  Franquia Kumon – Suporte oferecido aos franqueados

Suporte antes da abertura

1. Análise e indicação da região mais adequada para a abertura da franquia kumon

Com base no estudo do potencial de mercado e outros aspectos importantes para o crescimento da franquia, o Kumon indica a região mais adequada para a abertura da unidade.

Oferece suporte também na escolha do ponto comercial mais adequado, considerando o melhor custo-benefício.

2. Suporte na reforma e na definição do leiaute

O Kumon estuda e recomenda o leiaute mais adequado ao imóvel, considerando o fluxo de alunos e aproveitamento do espaço, entre outros.

3. Treinamentos relativos às áreas pedagógica, administrativa e de marketing

O Kumon oferece um programa de treinamentos individuais e em grupo, referentes aos seguintes temas:

  • – Orientação de alunos por meio do Método Kumon;
  • – Estrutura e conteúdo do material didático e objetivos de cada estágio;
  • – Comunicação com os alunos e pais;
  • – Divulgação da unidade;
  • – Gestão da unidade;
  • – Estágio prático.

4. Fornecimento do kit inicial de material didático e de apoio para abertura da unidade

Todo o material didático utilizado pelos alunos, bem como o material de apoio utilizado na sua orientação e acompanhamento, é fornecido pelo Kumon, sem custo adicional.

5. Suporte no planejamento e realização do evento de inauguração

Além do fornecimento de material de divulgação para a captação de alunos, o Kumon oferece apoio no planejamento e realização do evento de inauguração da unidade.

Suporte após a abertura

1. Suporte no atendimento aos primeiros clientes

As novas unidades podem sempre contar com a ajuda do coordenador regional no atendimento e na orientação dos primeiros alunos matriculados.

 2. Treinamentos específicos durante o primeiro ano

Após a abertura da franquia kumon, o franqueado continua a receber diversos treinamentos, individuais e em grupo, que abrangem conteúdos como:

  • – Orientação de diversos casos de alunos;
  • – Comunicação com alunos e pais;
  • – Outros temas relacionados ao crescimento qualitativo e quantitativo da franquia.

3. Consultorias

Periodicamente, coordenadores regionais fazem visitas e prestam serviços de consultoria às unidades. Os principais assuntos abordados nas consultorias são: orientação de alunos, comunicação com pais e administração da unidade.

4. Fornecimento de material didático e itens diversos

O material didático utilizado pelos alunos é inteiramente fornecido pelo Kumon sem custo adicional.

5. Fornecimento de materiais de divulgação em campanhas promocionais

A matriz do Kumon faz a criação e fornecimento de cartazes, panfletos e informativos para o uso do franqueado. Em épocas de campanha promocional, as unidades recebem uma cota de material de divulgação da campanha sem custo adicional.

6. Reuniões regionais e congressos nacionais

Cada orientador administra sua franquia individualmente, porém as oportunidades de contato com outros franqueados são muito frequentes. Em cada região, são realizadas reuniões para promover o aprendizado e a troca de experiências entre os franqueados. Uma vez ao ano, há um congresso reunindo orientadores de toda a América do Sul, no qual são compartilhados casos de sucesso e os resultados.

Por meio desse tipo de intercâmbio e aprendizado mútuo, o franqueado compartilha dúvidas de orientação ou gestão, buscando ideias e novos caminhos para seu crescimento.

  •  Franquia Kumon – Dados da Franquia

Tipo de imóvel: Comercial

Espaço físico: área para a sala de estudo a partir de 40m².

Investimento inicial: de R$ 25.000,00 a R$ 50.000,00, conforme a região de abertura da franquia. Este valor inclui taxa de franquia, capital de giro, aquisição de mobiliário e equipamentos.

Tempo médio para o retorno do investimento: de 18 a 24 meses.

Royalties sobre o preço sugerido de mensalidade: 40% (ou 45%), incluindo o material didático, de apoio e de divulgação; consultorias, reuniões e treinamentos.

Material didático: fornecido sem custo adicional.

Taxa de publicidade: não há.

Faturamento: varia conforme o número de alunos e os custos operacionais da unidade.

Lucratividade média: de 20% a 30% do faturamento.

Gostou ? Deseja ser um franqueado desta excelente empresa ? Acesse o site da franquia Kumon e inscreva-se para a palestra de apresentação da franquia.

Os artigos abaixo também podem ser úteis para você:

Como Abrir uma Franquia
Conheça 5 Franquias de Sucesso
Franquia Havaianas
10 Franquias Baratas e Lucrativas
Franquia Cacau Show
Como Importar Roupas

Franquia Kumon
4.9 (97.89%) 57 votes

P.S.: Uma dica extra:

Muitas pessoas estão nos perguntando qual o modelo de negócio para investir e ganhar dinheiro trabalhando na internet sem ter qualquer conhecimento ou experiência anterior. Aqui está nossa resposta: neste momento, o negócio online que mais recomendamos tanto para quem é um completo iniciante como para quem já é um profissional avançado é este aqui.

2 Comentários sobre “Franquia Kumon

  1. Guilherme

    Excelente franquia…

  2. Alcione Amaral

    Good

Os comentários estão fechados.